quarta-feira, 14 de março de 2018

MEIO AMBIENTE

Obras de captação de água de Corumbá IV serão finalizadas em 2018

Fórum Mundial da Água

Empreendimento foi incluído no programa Agora, é Avançar. Previsão é que beneficie 1,3 milhão de pessoas no Distrito Federal e em Goiás
Publicado13/03/2018 15h45Última modificação13/03/2018 15h56
Tony Winston/Agência Brasília
corumbá
Aguardada há quase 10 anos, a ampliação e melhoria do sistema de produção de água do rio Corumbá ficará pronta ainda neste ano, após a parceria feita entre o Governo do Brasil, o Governo do Distrito Federal (GDF) e órgãos estaduais. Essa obra tem o objetivo de captar água da usina de Corumbá IV e direcionar para o Distrito Federal e municípios goianos do Entorno, minimizando efeitos da escassez nos reservatórios.
Após a paralisação das obras, o empreendimento foi incluído no programa Agora, é Avançar, que tem o objetivo de retomar importantes obras de impacto econômico e social e que sofreram diante da recessão. Com a finalização do projeto, o sistema de captação vai beneficiar 1,3 milhão de habitantes do DF e de Goiás. 

Recursos

O investimento total do empreendimento é de R$ 370 milhões – sendo R$ 85,3 milhões oriundos dos cofres federais. As obras compreendem a criação de uma estação de bombeamento em Luziânia (GO), uma estação de tratamento em Valparaíso (GO), além de completar a construção de adutoras.

Benefícios

Essa é uma obra importante para o Distrito Federal e o entorno goiano. Isso porque a região vem sofrendo diante da insistente escassez de chuvas e longos períodos de estiagem. Apesar do aumento das precipitações, a obra é necessária para garantir o abastecimento de água a todos os moradores da região.
De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), ao final de todo processo, 8 mil litros de água por segundo servirão para abastecer cidades como o Gama, Santa Maria, Recanto das Emas, Taguatinga Sul, Águas Claras, Núcleo Bandeirante, Park Way e Arniqueiras.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério das CidadesCaesb e Agora, é Avançar
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative CommonsCC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário