sexta-feira, 16 de março de 2018

ONU e eurodeputados cobram investigação do assassinato de Marielle Franco 

ONU e eurodeputados cobram investigação do assassinato de Marielle Franco 
Eurodeputados de diversos países homenagearam, nesta quinta-feira (15), durante plenária do Parlamento Europeu em Estrasburgo, Marielle Franco, vereadora do PSOL assassinada no Rio de Janeiro na noite desta quarta-feira (14).
O deputado Miguel ​Urban (Podemos, Espanha) solicitou questão de ordem e fez pronunciamento destacando a atuação da parlamentar em defesa dos direitos humanos e das mulheres e condenando o “clima de violência no Brasil”.
Nas redes sociais, a articulação GUE/NGL (Confederal Group of the European United Left/Nordic Green Left) também postou imagens de parlamentares com cartazes denunciando o ocorrido e cobrando justiça. “Ela era conhecida por seu trabalho nas favelas do Brasil e havia denunciado recentemente abusos pelo exército brasileiro”, escreveu o grupo.
O Sistema das Nações Unidas no Brasil (ONU Brasil) lamentou a morte de Marielle e de Anderson Pedro Gomes, motorista que acompanhava a vereadora, e disse que “tem expectativa de rigor na investigação do caso e breve elucidação dos fatos pelas autoridades, aguardando a responsabilização da autoria do crime”. Organizações internacionais de direitos humanos, como Anistia Internacional e Human Rights Watch emitiram nota cobrando apuração.
Em Portugal, o movimento feminista Por Todas Nós fará uma vigília para homenagear Marielle Franco no dia 19 de março, às 18h, na Praça da Figueira, em Lisboa. O ato está sendo convocado pelas redes sociais.
A morte de Marielle tem sido noticiada pela imprensa internacional. Os veículos “The New York Times”, “The Washington Post”, “The Guardian”, “Página 12” e outros deram destaque ao caso, que também repercutiu na rede ABC News, nos Estados Unidos.

Sobre o autor

Equipe da Secretaria de Comunicação Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário