quinta-feira, 15 de março de 2018

Pré-Vestibular Social: 90 alunos são aprovados para universidades

2018-03-15 11:44:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Divulgação
Alunos comemoram resultados com o coordenador do Pré-Vest, Reginaldo Moraes (à esquerda)
A história do Pré-Vestibular Social, da Prefeitura de Macaé, que, este ano, já tem mais de 90 alunos aprovados para universidades públicas e privadas, é mais do que preparar cidadãos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O trabalho da equipe tem sido determinante na vida de milhares de estudantes como Priscila dos Santos Matias, 20 anos; Caio Siqueira, 21; e Natália Teixeira Trindade, 37, entre tantos outros. De comum, os três fizeram o curso pré-vestibular no ano passado e acabaram de ser aprovados no Enem, respectivamente, para Engenharia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Psicologia e Administração na Universidade Federal Fluminense (UFF).
Eles viraram o orgulho da família e da equipe do Pré-Vestibular, curtem este momento de realização de seus sonhos e já têm planos para o futuro. Priscila, que também passou para Administração na Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), da prefeitura, obteve nota 940 na Redação do Enem e conta que tudo graças às aulas de técnicas de Redação. Ela contou que sempre gostou de ler e escrever, mas, de tanto o professor falar como deve ser feita uma Redação para o Enem ela não teve dúvidas na hora de mostrar o que aprendeu na abordagem do tema de 2017: "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".

Priscila, Caio e Natália sempre foram alunos de escola pública em Macaé. Natália, nota 820 na Redação do Enem, conseguiu também o primeiro lugar para bolsa integral (100%) do Programa Universidade para Todos (Prouni) para História, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima). Acabou optando por este curso em vez de Psicologia na UFF Rio das Ostras e Administração na UFF Macaé.

- História é curso noturno e a faculdade fica mais perto da minha casa, por isto a minha escolha. Tenho três filhos e tive de levar em conta esta logística na hora de decidir. Tenho certeza de que não teria sido aprovada para a universidade se não tivesse feito o curso Pré-Vestibular. Estou há 20 anos sem estudar e agora pretendo me formar para ser professora de História - resumiu. Segundo ela, Matemática foi a sua segunda maior nota no Enem, tudo fruto do aprendizado no Pré-Vest.

Caio quer seguir Engenharia Mecânica aproveitando o conhecimento do curso técnico em Mecânica que fez pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e afirmou que Redação era o seu ponto fraco. “Só nas aulas do Pré-Vest consegui ampliar meus conhecimentos e obtive nota 620 na do Enem. Se não fosse isto eu não teria conseguido de novo”, observou ele que tentava passar para Engenharia há três anos.

Não é só Redação. A equipe do Pré-Vestibular trabalha em sala de aula as disciplinas aplicadas nas provas do Enem em geral, reforça a grade curricular do Ensino Médio e dá as dicas dos temas que podem ser cobrados avaliando o desempenho dos alunos também em simulados aplicados durante o curso.

- O entusiasmo de cada professor do Pré-Vestibular e de toda a equipe me trouxe cada dia mais esperança nas palavras do ex-presidente americano Barack Obama (“Yes, we can – Sim, nós podemos)” - destacou Priscila.

Conheça o Pré-Vestibular Social

O Pré-Vest é vinculado à Secretaria Municipal de Educação e existe há 17 anos, funcionando no campus há três anos, o que favorece os alunos que já se familiarizam no ambiente universitário. A equipe registra todo ano a marca de cerca de 80% de aprovação dos seus alunos em universidades públicas e privadas, fazendo jus ao seu lema “Abrindo Portas para a Universidade”.

Este ano, o curso está com 384 alunos matriculados, com média de 130 por turno (manhã, tarde e noite). A equipe é composta por 11 professores da rede municipal de ensino – muitos com pós-graduação em níveis de mestrado e doutorado. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira e, no ensino-aprendizagem, os professores seguem os padrões dos exames de grandes universidades.

Coordenador do curso há 15 anos, o professor Reginaldo Moraes, e a equipe têm motivos de sobra para se orgulharem do resultado do trabalho.

- O Pré-Vestibular Social é uma iniciativa que faz com que sonhos de muitos jovens se concretizem ao ingressarem num curso superior público ou através do Prouni. Somos uma equipe comprometida com os nossos desafios, na busca de manter o curso sempre atualizado em respeito aos nossos alunos - concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário