quarta-feira, 18 de abril de 2018

Acre

O Acre está localizado na região Norte do Brasil e foi o último estado a ser incorporado no território brasileiro.

O estado do Acre está localizado na Região Norte do Brasil. Apresenta diferença de fuso horário de uma hora a menos em relação à Brasília. Foi a última área a ser incorporada ao território brasileiro.

No período colonial, o território que hoje correspondente ao Acre pertencia à Bolívia, e o Peru se considerava pertencente a uma pequena parcela dessa área. A intensa ocupação de brasileiros para desempenhar a atividade extrativista (seringueiros), em busca da matéria prima para obtenção da borracha na área, desencadeou uma série de conflitos entre as autoridades bolivianas e os seringueiros brasileiros.

Após vários confrontos armados entre os ocupantes brasileiros e tropas bolivianas, além de assinaturas de alguns acordos referentes à legitimidade desse território, o Brasil, em 1903, através da assinatura do Tratado de Petrópolis, adquiriu a região do Acre através do pagamento para a Bolívia de 2 milhões de libras esterlinas. Em 1904, o Acre se tornou definitivamente território federal.

Somente em 1962, durante o governo do Presidente João Goulart, é que o Acre foi elevado à condição de estado, esse fato ocorreu em razão da região ter atingido o nível de arrecadação fiscal exigido pela constituição de 1946.
As cores da bandeira do Acre são: verde, que representa as matas; amarelo, das riquezas minerais; e o vermelho, como homenagem aos brasileiros mortos durante os confrontos com os bolivianos pela disputa da área.

Bandeira do Acre
Sua população é composta por imigrantes paulistas, nordestinos e sulistas, além da população indígena. Conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população total é de 733.559 habitantes.

Possui uma área de 152.581,388 quilômetros quadrados, divididos em 22 municípios. Sua Capital é Rio Branco, outras cidades de grande importância do Estado são: Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Feijó e Tarauacá.

O relevo da região é caracterizado por depressão, na maior parte do território; e planície estreita ao norte. O clima é equatorial. Os principais rios são: Acre, Envira, Juruá, Purus e Tarauacá. A Floresta Amazônica é a vegetação predominante no Estado.
O setor de serviços é o principal responsável pela economia do Estado, com aproximadamente 74% das atividades econômicas; a indústria corresponde a 22% da economia local. A madeira é o principal produto de exportação.

O Acre apresenta muitos problemas no âmbito social, a mortalidade infantil é a maior da Região Norte, 28,9 crianças - a cada mil nascidas vivas - morrem antes de completar um ano de vida. Outro problema é que 60% dos domicílios são desprovidos dos serviços de saneamento ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário