quinta-feira, 19 de abril de 2018

Alunos da rede municipal se preparam para prova internacional

2018-04-19 13:28:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: João Barreto
Avaliação é digital e voltada para alunos acima dos 15 anos
O Colégio Municipal Professor Samuel Brust (Fronteira) vai representar Macaé nas provas do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), maior avaliação internacional em educação, que será aplicada na primeira quinzena de maio. Participarão da prova um total de 33 estudantes selecionados pela comissão organizadora. A avaliação, totalmente feita em computador, abrange as áreas de leitura, matemática e ciências.
A prova será direcionada a alunos de 15 anos, nascidos no ano de 2002 e matriculados a partir do 7º ano do Ensino Fundamental. A data da prova ainda será divulgada pela organização. Para a aplicação, que será nos turnos da manhã e tarde, o laboratório de informática do Colégio Samuel Brust recebeu reforço com 22 estações e cerca de 20 computadores. Conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Pisa avalia a preparação do estudante no processo de ensino.

A partir dos resultados do Pisa serão produzidos indicadores, que visam fortalecer a discussão da qualidade da educação nos países participantes. A avaliação também vai permitir a comparação dos estudantes e do ambiente de aprendizagem entre diferentes países.

O foco do Pisa 2018 é leitura, área que terá maior número de questões. Também são coletadas informações contextuais por meio de questionários aplicados aos estudantes, professores, diretores de escola. Além disso, pela primeira vez, os pais dos estudantes selecionados vão responder a um questionário.

O Colégio Municipal Samuel Brust conta com 960 alunos do 6º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na expectativa da aplicação, a diretora, Cláudia Márcia de Melo Mattos, destacou que a escolha do espaço escolar é um reconhecimento de que a unidade é importante para o contexto educacional do município. "Toda a escola está mobilizada. Mesmo com a aplicação apenas para alunos de 15 anos, nossos profissionais e estudantes entendem que o ensino deve ser levado com empenho e dedicação. Neste primeiro bimestre, o colégio está desenvolvendo o projeto sobre Paz. Também implementamos o projeto Horta Escolar e intensificamos as atividades artísticas com aulas de hip hop", pontua.

Eidilane Brito da Conceição é mãe da aluna Angélica Brito da Cruz. Ela comenta que gosta muito do trabalho executado na escola e que o Pisa será uma ferramenta importante. "Conversei com outras mães e chegamos à conclusão que provas como esta motivam os alunos a se empenhar e dedicar mais", observa.

Pisa – O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, tradução de Programme for International Student Assessment, é uma iniciativa de avaliação comparada, aplicada de forma amostral a estudantes na faixa etária dos 15 anos. A idade é destacada pois se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. O Pisa é coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Há uma coordenação nacional em cada país participante. No Brasil, a coordenação do Pisa é de responsabilidade do Inep.

Nenhum comentário:

Postar um comentário