sexta-feira, 20 de abril de 2018

CRA realiza dois mil atendimentos por mês

2018-04-19 17:07:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto de jovens sentados junto a uma mesa
Foto: Maurício Porão
Serviço social, terapia ocupacional, dermatologia e clínica geral são disponibilizados
Com uma proposta diferenciada no atendimento ao jovem, o Centro de Referência do Adolescente (CRA), da Secretaria de Saúde de Macaé, realiza uma média de duas mil assistências por mês.
Os adolescentes recebem diariamente acolhimento individualizado e em grupo, onde discutem questões a respeito do cotidiano. O CRA conta com uma equipe multiprofissional com psicologia, serviço social, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, clínica geral, ginecologia, enfermagem e dermatologia.

De acordo com a coordenadora do CRA, Monique Rangel, a unidade também conta com estagiários de diversas unidades como as universidades federais Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro (UFRJ), Salesiana e Estácio, nas áreas de enfermagem, nutrição, serviço social, psicologia e medicina. "Os estagiários acompanham as atividades do CRA e quando estão nos períodos finais eles fazem atendimento, sempre acompanhados por um profissional", disse.

Monique lembra que a adolescência é uma fase de dúvidas e conflitos e a finalidade do CRA é trabalhar na prevenção, orientação e desenvolvimento de ações de saúde, cultura e educação. No CRA, o adolescente fica à vontade para conversar e tirar todas as dúvidas.

Nesta perspectiva, a adolescente A.C.C, de 17 anos, contou que frequenta a unidade há quatro anos e que hoje é uma pessoa diferente, mais confiante e determinada. "Cheguei aqui em busca do serviço de psicologia, pois tinha muitos conflitos de relacionamento, principalmente com a família. Agora, sou mais consciente do papel deles na minha vida, sei o que quero para o meu futuro. Quero fazer serviço social e trabalhar no CRA para ajudar outros adolescentes", assinalou.

A adolescente acrescentou ainda que sempre convida outros jovens para que conheçam o trabalho do CRA. "Encontramos aqui o acolhimento e apoio que precisamos, alguém que te escuta sem fazer julgamentos. Além da escolha da profissão, o CRA também me apresentou a arte, e hoje faço pintura em tela", contou.

Serviços

Toda terça-feira, um dermatologista realiza procedimento de peeling, voltado para adolescente com acne, em grau severo, sem custo para o paciente. Já às sextas-feiras, há roda de conversa abordando temas diferentes a cada semana, oficina de teatro, de tecnologia e equipe de pré-natal com grupo de gestante e atendimento multidisciplinar com serviço social, nutrição, dermatologia, enfermagem, fonoaudiologia e coleta de preventivo. O agendamento do pré-natal pode ser feito na unidade ou pelo telefone.

A terapeuta ocupacional Luciana Pereira lembra que também será implantada a oficina de robótica e na oficina de teatro, a palhaçaria. "Nestas oficinas trabalhamos dança, socialização, autoconhecimento, concentração, expressão corporal, visando transpor essa possibilidade de convívio para outros ambientes", destacou.

A unidade ainda possui o grupo de arteterapia, com a psicóloga Fabrice Sanches. Ela explica que a arteterapia é uma modalidade terapêutica, que é realizada através de recursos plásticos e tem objetivo de contato com o mundo interno de cada um com recursos expressivos como pintura, desenho, colagem, modelagem e tecelagem e sem preocupação com a estética.

O CRA fica localizado à Rua das Laranjeiras, s/n - Imbetiba. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, de 7h às 21h. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (22) 2796-1059.

Nenhum comentário:

Postar um comentário