terça-feira, 17 de abril de 2018

ENCONTRO DE ESPORTES NÁUTICOS É SUCESSO EM SÃO PEDRO DA ALDEIA

Por Marianne Rodrigues em 17/04/2018
Imagem da Notícia:
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação e da Subsecretaria de Esporte e Lazer, realizou o 1º Encontro de Esportes Náuticos – Nui Makamana, no último fim de semana, na Praia do Centro. O encontro contou com competições de canoa havaiana, stand up, barco a vela e windsurf.  Participaram do evento o secretário de Governo, Eronildes Bezzera, os subsecretários de Esporte e Lazer, Thiago Costa,e de Turismo, Luiz Carlos Rocha.



De acordo com o coordenador de Projetos Esportivos da SEMED, Fausto Vaz, o primeiro Encontro de Esportes Náuticos foi um sucesso. “Não tenho palavras para descrever a emoção de ver a lagoa movimentada, ver a nossa orla viva, nossos jovens felizes e os turistas elogiando o encontro. Tenho certeza que esse é o primeiro de muitos que virão”, afirmou.



Dividido em quatro modalidades, cada uma com suas categorias, muitos atletas foram premiados durante os dois dias de programação. No sábado (14), a modalidade Canoa Havaiana, na categoria OC1 masculino, com percurso de 5km, premiou Juan Ali, Mauro Batista e Pedro Garcia, em 1º, 2º e 3º lugar respectivamente. Já na categoria OC1 feminino as atletas Dayone Rossi, Rosana Tavares e Luane Assis conquistaram a 1ª, 2ª e 3ª colocação respectivamente.  



A campeã na modalidade OC1 feminino, Dayone Rossi, que já conquistou campeonatos brasileiros, sul-americanos e mundiais, falou sobre a importância das competições regionais. “Essas provas são de extrema importância para todos os praticantes da canoa havaiana, pois servem de estímulo para quem está começando. São Pedro da Aldeia está de parabéns por nos dar essa oportunidade”, declarou.



Na modalidade OC2 masculino, a dupla campeã foi Juan Ali e Pedro Garcia, seguidos de Marcio Amaral e Rogério Roth e da dupla Alex Correa e Nivando Vieira. Na categoria OC2 feminino, as vencedoras foram Gisele Costa e Aparecida Mello, seguidas de Ana Paula Flaneto e Luana Assis. Na categoria mista, a primeira colocação foi do Pedro Stumm e Nathalie Stumm, seguida de Fabiano Antônio e Patrícia Velloso.


O atleta Juan Ali, primeiro colocado na categoria OC1 masculino e também integrante da dupla vencedora do OC2 da canoa havaiana, se mostrou satisfeito com a colocação no pódio. “Não esperava chegar à primeira colocação nessas categorias, foi muito massa. Muito irado remar em um lugar como esse, diferente do que estou acostumado”, disse.



A modalidade Canoa Havaiana também fez parte das disputas do domingo (15), com a categoria OC6 Estreante Feminino. As equipes Triton, Pilialoha e Maikaii Hoa subiram ao pódio nessa ordem. Na categoria OC6 Master Masculino, as equipes Triton, Maikaii Hoa e Makae Hoe conquistaram medalhas respectivamenteJá na categoria Master Feminino, a primeira colocação foi garantida por Lokomaikai, seguida de Maikaii Hoa.Enquanto na modalidade Master Mista, Búzios Va'a garantiu o primeiro lugar, Maikaii Hoa o segundo e Ohana Hoe o terceiro.



Na modalidade Stand Up, categoria Race Masculino, os atletas Ricardo Mirapalheta, Gabriel Lopes e Fabrício Lofranco garantiram medalhas, respectivamente. Na categoria Race Feminino, Ariane Teophilo, Paty Mesquita e Elma Nielsen subiram ao pódio nessa ordem. Já na categoria Fun Race Masculino, os atletas Anderson Miranda, Rafael Vasconcellos e Thiago Dias conquistaram as melhores colocações, respectivamente. No Fun Race Feminino, a atleta Márcia Cristina Nonato garantiu a primeira colocação, seguida da competidora Camila Farias.


Na modalidade Barco a Vela, categoria Hobie Cat 14, os vencedores foram Octacílio Egger, seguido por Paulo Fernando Oliveira e Joelson Cachorrão, respectivamente. No Hobie Cat 16, os vencedores foram os atletas Felipe Romano e Luiza Rodrigues. Na modalidade Laser, o primeiro lugar foi de Renan Alves. Na categoria laser dupla, Marcela Santos e Gian Luca foram os campeões. O pódio da categoria Tiki 21 foi ocupado pelas duplas Márcio Freire e Ulisses Ferreira, Luis Jerônimo e Francisco Luzente e Rafael Soto e João Martins, respectivamente.



No Windsurf, a primeira colocação da categoria Pranchas Modernas foi para o atleta Leonel Piveti, seguido de Lucas Simas Bender e Guilherme Cunha. Na categoria Pranchas Clássicas, o campeão foi Roberto Miranda, seguido de Rodrigo de Carvalho e Franklin Rosa. Já na categoria Slalom, o primeiro lugar ficou com Pedro Henrique Gago, o segundo lugar com Elidio Elpidio e o terceiro lugar com Anderson Gago.


Pedro Henrique Gago, morador de São Pedro da Aldeia que já conquistou o título de Campeão Estadual no Windsurf, atribuiu o bom resultado na competição às condições ideais de treino que a lagoa oferece. “Tenho muitas vantagens nos treinos, pois aqui está sempre ventando, com isso, estou sempre treinando e praticando nas águas dessa linda lagoa”, declarou.


As competições, em todas as suas modalidades, contaram com a participação de atletas do Rio de Janeiro, Macaé, Iguaba Grande, Cabo Frio, Armação dos Búzios, Rio das Ostras e da cidade anfitriã, São Pedro da Aldeia.


    

Segundo um dos coordenadores do evento, Antônio Carlos Rodrigues, o encontro de várias modalidades foi uma comprovação de que precisa movimentar constantemente a lagoa com esportes. "É através desses eventos esportivos náuticos que agregamos as pessoas, unimos as tribos de atletas de várias gerações, dentro de um único espírito de união, além de promover a saúde e o bem estar para as pessoas. Foi um sucesso!", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário