sábado, 21 de abril de 2018

Enfermeiros são qualificados em curso de Saúde da Família

2018-04-20 10:52:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •  
  •  
pessoas dentro de uma sala sentadas
Foto: Divulgação
Atualização atinge área que é fundamental de atendimento à população
A prefeitura, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé), iniciou o curso de Atualização em Saúde da Família para Enfermeiros da rede pública do município, nesta semana, na Cidade Universitária. O objetivo é promover o aperfeiçoamento e a valorização desses trabalhadores e aumentar a eficácia das ações de promoção à saúde da população. As aulas acontecerão sempre de manhã e à tarde e, no total, serão ministradas 120 horas de aulas até novembro.
O município entende o papel do enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família como fundamental. Ele é agente intermediário da unidade de saúde, o domicílio e a família, sendo também multiplicador das melhorias para a qualidade de vida dos cidadãos, o que fez parte dos discursos de abertura do curso. A parceria com a universidade também foi destacada como importante para a realização do curso porque cede, voluntariamente, os professores de Enfermagem e Obstetrícia do campus na Cidade Universitária, que aplicam a parte teórico-científica do curso de atualização.

Os enfermeiros compartilharão experiências, identificando as fragilidades e as potencialidades que configuram a rede de atenção básica à saúde, e promoverão a reflexão diante do cenário que a nova Política Nacional de Atenção Básica apresenta. Essas e outras diretrizes do curso foram passadas pela fonoaudióloga, coordenadora do Programa Saúde na Escola, Kelly Pires Coura Aguiar.

O curso é realizado pelas secretarias municipais de Educação, por meio da Adjunta de Ensino Superior, e a Saúde, através da Adjunta de Atenção Básica. No final, os profissionais que tiverem 75% de presença receberão certificado da Superintendência Acadêmica da Ensino Superior que entra com a sua experiência no planejamento e organização do curso, como tem feito em parceria com vários órgãos da prefeitura, além de ceder o espaço.

Os enfermeiros passarão por uma avaliação escrita sobre o que aprenderam no curso. A proposta, seus docentes e o conteúdo a ser apresentado foram construídos, de forma colaborativa por uma equipe composta de: Kelly; a professora da UFRJ, Raquel Silva de Paiva; Miriam Benjamin, da Ensino Superior; Luiz Carlos Braga Edmundo e Luciano Ferreira Fernandes da Secretaria Adjunta de Atenção Básica. O secretário de Ensino Superior, Márcio Magini, fez a abertura do curso falando da importância do ensino-aprendizagem na vida de todos.

Cronograma – São oito horas de aulas por dia, das 8h às 12h (manhã) e das 13h às 17h (tarde). As próximas datas são: maio, dias 8 e 22; junho, 12 e 19; julho, 03, 17 e 31; agosto, 14 e 28; setembro, 11 e 25; outubro, 9 e 23; e novembro, 6.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário