quinta-feira, 19 de abril de 2018

ILHA DE CARATATEUA

Concurso de beleza marca aniversário de 125 anos de Outeiro

15/04/2018 10:38
A estudante Jessiane Souza, de 18 anos, representante da comunidade do Fama, é a Garota Caratateua 2018. O concurso foi realizado na noite deste sábado, 14, como parte da programação de aniversário de 125 anos da ilha, mais conhecida como balneário de Outeiro, um dos mais populares da Região Metropolitana de Belém (RMB). Cerca de 1.500 pessoas participaram da programação festiva realizada no estacionamento da Água Boa.
As jovens Alana Oliveira, 16, e Ágata Lopes, 15, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A festa teve como atrações as bandas Kebraê e Fruto Sensual. A administradora regional de Caratateua, Carol Rezende, avaliou positivamente a programação, que vai se encerrar na manhã deste domingo, 15, com evento esportivo.
A ocupação de Caratateua começou em 1893 no governo de José Paes de Carvalho, com o assentamento de retirantes nordestinos, italianos, espanhóis e portugueses. Atualmente, a ilha, distante 25 quilômetros de Belém, abriga cerca de 80 mil habitantes que mantêm uma economia baseada no turismo.
A ilha tem natureza vasta e muitas praias que atraem milhares de visitantes durante o ano. As praias mais frequentadas são do Amor, Grande e da Brasília. Segundo Carol Rezende, a vocação para o comércio é marcante na ilha, com centenas de pequenos estabelecimentos, com destaque para restaurantes e bares.
A programação de aniversário contemplou esse perfil econômico dos moradores, oferecendo palestras sobre empreendedorismo, ministradas por técnicos do Serviço de Apoio ao Pequeno e Médio Empreendedor (Sebrae); e ações de saúde com atendimento em consultas médicas e testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis e aids. Houve ainda operação Tapa Buracos.
Também foram realizados atendimentos sociais, com emissão de carteira de identidade e certidão de nascimento. “Começamos nossa programação com realização de cursos e oficinas de qualificação, atendemos demandas sociais e fizemos uma programação esportiva. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, avaliou a administradora.
A Polícia Militar e a Guarda Municipal de Belém (GMB) participaram diretamente da programação, não apenas com a segurança, mas também com exibição de suas companhias especiais, como o Canil e o Policiamento Fluvial. “A PM está completando 200 anos de atividades e foi muito presente na nossa programação e nós queremos agradecer o apoio”, disse Carol Rezende, que tem sob sua jurisdição no distrito de Outeiro outras 25 ilhas, entre as quais Cotijuba e Combu, mais conhecidas da população e que formam a região insular de Belém.
Festa - O A escolha da Garota Caratateua reuniu familiares e amigos das candidatas que formaram torcidas organizadas e deram um colorido especial na plateia.
Oito jovens representando os bairros da ilha desfilaram para o público. O corpo de jurados foi formado pelo dançarino Tiago Maradona; mister Pará Wesley Vulcão; e Jorge Silva. A Garota Verão 2017 Elisandra Pantoja abriu o desfile, que ainda contou com as participações de Flavia Silva, Garota Caratateua Tean, e Nandara Santos, Garota Cotijuba 2018. “Todas as candidatas representam a beleza das mulheres de Caratateua”, disse o promotor do concurso, Alex Martins.
A tarde de aniversário do Outeiro foi marcada pelo clima agradável e sem chuvas. As famílias aproveitaram o momento para passear ou simplesmente conversar à porta de casa. O casal Edvan Oliveira, 38, e Aline Oliveira, 37, aproveitou o tempo bom para levar a filha Evellyn para passear na praça. “Eu gosto muito de Outeiro, aqui ainda temos essa natureza e um clima bom pra aproveitar. Eu não pretendo sair daqui, pois trabalho próximo e não pego trânsito estressante”, disse Edvan.
Outro morador que também não pretende deixar a ilha é Walter Souza. “Eu sou comerciante e quero prosperar com meu negócio e Outeiro ainda tem muito para crescer e dar oportunidade pra seus moradores”, disse o rapaz. A semana de festejos pelos 125 anos de Outeiro termina neste domingo, 15, com torneio esportivo.
Por Selma Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário