sexta-feira, 20 de abril de 2018

Lagomar e Virgem Santa ganharão novas unidades de saúde

2018-04-20 11:46:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
um homem segurando um grande papel e outro varrendo com uma vassoura dentro de uma casa em construção
Foto: Rui Porto Filho
Obras estão em andamento e a previsão de inauguração é no próximo semestre
Com trabalho voltado na promoção da saúde e na prevenção de doenças, o atendimento da Estratégia Saúde da Família (ESF), da Secretaria de Saúde de Macaé, vem sendo ampliado no município com novas equipes e unidades. A previsão é de que no próximo semestre duas novas unidades sejam inauguradas, desta vez nos bairros Lagomar e Virgem Santa.
Os dois bairros já contam com equipes de saúde da família. No caso da unidade existente na Virgem Santa, o imóvel é alugado e passará para uma edificação própria, com mais uma equipe. Cada grupo do ESF é composto por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde e responsável pelo atendimento de uma média de 4 mil pessoas. Com a expansão, aproximadamente 8 mil pessoas serão beneficiadas.

Já no Lagomar, além das novas instalações, os moradores do bairro também receberão mais três equipes de ESF, totalizando 12 mil pessoas. Localizada numa das principais avenidas do bairro, a unidade terá 500 metros quadrados de área construída. Atualmente, há quatro equipes que atuam em unidades próprias.

A dona de casa Josilene Baraqui levou o pequeno Thiago, de sete meses, para consulta de rotina na unidade de ESF da Virgem Santa. "Fiz todo meu pré-natal aqui e agora o meu filho vem para consultas e tomar vacina. É muito bom ter um posto perto de casa. Não precisamos nos deslocar para o Centro pois temos bons profissionais", contou.

A unidade de ESF da Virgem Santa possui serviços de vacina, curativo, coleta de preventivo, atendimento odontológico e de fisioterapia e saúde mental. O novo prédio possui 300 metros quadrados e contará com consultórios, sala de vacina, almoxarifado, sala de coleta e de palestras e consultório odontológico.

O aposentado, Salvador Barcelos, 76 anos, elogiou o atendimento e o carinho dos profissionais. "Venho aqui diariamente para fazer a troca do curativo e sempre sou recebido com atenção por todos, assim como minha esposa e meu filho", frisou.

Saúde da Família em números - Atualmente, o município conta com 46 equipes de ESF, que atendem 160 mil macaenses, o que corresponde a cerca de 70% da população.

Em 2017, foram realizadas 124.733 consultas médicas, sendo cerca de 8,1 mil visitas domiciliares. Já os atendimentos de enfermagem totalizaram 43.412, sendo cerca de 5,1 mil visitas domiciliares.

Cerca de 180 mil atendimentos de técnicos de enfermagem foram computados, destes, 7.130 visitas domiciliares. Os Agentes Comunitários de Saúde fizeram cerca de 463 mil visitas domiciliares.

Foram realizadas cerca de 19 mil consultas de pré-natal e aproximadamente 23 mil consultas a pacientes diabéticos, 56 mil a pacientes hipertensos, 11.800 de puericultura e 690 grupos de Educação em Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário