quarta-feira, 18 de abril de 2018

Nos Estados Unidos, Dilma lança livro sobre legado do PT

Após 2 anos de golpe, tradução para o inglês da obra “Governo do PT – Um legado para o futuro” é apresentada na Universidade de Berkeley
 17/04/2018 12h53

Reprodução Facebook
Dilma Rousseff apresenta conferência em Berkeley
Nesta segunda-feira, a presidenta legítima Dilma Rousseff apresentou no Center for Latin American Studies (Centro para Estudos Latino Americanos) da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, a tradução para inglês do livro “Governos do PT – Um legado para o futuro”.
O trabalho organizado pelo ex-ministro Aloizio Mercadante e pelo sociólogo Marcelo Zero apresenta um retrato detalhado dos avanços sociais e da construção de um Estado de Bem-estar Social no Brasil, conquistados a partir de políticas inovadoras durante os governos Lula e Dilma, entre 2003 e 2015.
Em sua apresentação, a presidenta Dilma afirmou que a democracia brasileira é ameaçada por medidas de exceção e defendeu o legado do PT, especialmente na educação, como construção de um projeto de futuro.
“Quero dizer para vocês que meu país vive hoje momentos muitos difíceis, primeiro porque estamos diante de uma situação crítica no Brasil. Caracteriza-se hoje pela prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa prisão é a evidência de que vivemos tempos quem que medidas de exceção convivem com o sistema democrático e essa medidas corroem o sistema democrático”, afirmou Dilma.
Ela também ressaltou que durante os governo do PT, foi realizado “um esforço enorme para que a população mais pobre do Brasil, que além de pobre é predominantemente negra, pudesse ter estudo de qualidade. É óbvio que não conseguimos resolver esse problema em 13 anos, é impossível. Teríamos que continuar essa política, mas também nos preocupamos com o desenvolvimento do país, a formação técnica de trabalhadores”.
De forma crítica, o livro recém traduzido também discorre sobre o golpe parlamentar, jurídico e midiático de 2016, apontado a atuação dos principais atores envolvidos. O desmonte promovido no estado brasileiro em um curto espaço de tempo pelo governo golpista de Temer também é abordado.
Mercadante e Zero projetam, ainda, os cenários e as tendências para 2018, especialmente a partir do golpe dentro do golpe, com a tentativa de inviabilizar a candidatura de Lula nas eleições de outubro próximo.
De acordo os autores, a superação da crise, instituída no país a partir do afastamento de uma presidenta legítima, sem que ela tenha cometido crime de responsabilidade, tem caráter emergencial e exige duas precondições: derrotar politicamente o golpe e evitar uma nova fase que impeça a candidatura vitoriosa de Lula.
Nesse contexto se dá a importância da defesa do legado dos governos do PT, que combinaram crescimento, estabilidade econômica, inclusão social, políticas públicas inovadoras, democracia e que geraram 22 milhões de empregos.

Veja a apresentação de Dilma Rousseff em Berkeley:

Leia a íntegra do livro em inglês:

Da redação da Agência PT de notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário