quarta-feira, 18 de abril de 2018

Transporte: Presidência defende tarifa zero para moradores da cidade

Foto:Ivana Gravina
Eduardo defende sistema gratuito para os moradores, como em Maricá.
Durante a sessão da Câmara dos Vereadores desta quarta-feira (18), o presidente, Eduardo Cardoso (PPS), defendeu a tarifa zero no transporte público para os moradores da cidade. A proposta foi apresentada por meio de requerimento, aprovado por unanimidade, e será encaminhada ao governo municipal.
Atualmente, tramita na casa um projeto de lei (PL) do Executivo para restringir o subsídio da passagem a R$ 1, mas Eduardo acredita ser possível a implantação de um sistema sem custos aos munícipes. Ele citou como exemplo Maricá, cidade que disponibiliza linhas de ônibus de forma gratuita há alguns anos.
“`Pode ser um sonho, mas precisamos debater. A prefeitura já paga a maior parte do valor e é possível que esses recursos possam ser utilizados na gestão do transporte. Se Maricá conseguiu, a gente pode também e até mesmo com economia”, disse o presidente da Casa.
Na sequência, Maxwell também se posicionou a favor. “Acredito que é mais vantajoso, com certeza. O problema é que esse governo não tem competência e nem projeto para o futuro. Maricá vai ter um fundo dos royalties para enfrentar crises, enquanto a iniciativa foi rejeitada aqui”, lembrou.
Marcel Silvano (PT) pediu a palavra para criticar a qualidade do serviço prestado pelo Sistema Integrado de Transporte (SIT). “Há um monopólio pleno na cidade. E o CNPJ é somente um. Temos uma passagem cara e veículos sucateados, principalmente nas linhas para os lugares mais distantes. Eu só me pergunto como esse governo conseguiria administrar o transporte se nem é capaz de realizar a manutenção dos terminais.”
Antes da votação, Júlio César de Barros (PMDB), o Julinho do Aeroporto, lembrou que haverá uma audiência pública para discutir o projeto que restringe o subsídio da passagem. O ato acontecerá na próxima quarta-feira (25), às 19h, no plenário da Câmara. “Teremos a oportunidade de ampliar os debates e garantir a participação dos moradores”, reforçou.

Auxílio-moradia para universitários
Na mesma sessão, Eduardo Cardoso apresentou outro requerimento para que o governo implante um programa de auxílio-moradia para estudantes de graduação em universidades fora de Macaé. “O prefeito quer alugar um antigo hotel para receber alunos que vêm de outra cidade e é justo também olhar para quem já é daqui”, defendeu.
Jornalista: Júnior Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário