quarta-feira, 18 de abril de 2018

Viva Escola Viva leva dança e música ao Ciep Oscar Cordeiro

2018-04-18 13:57:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto de crianças dançando
Foto: João Barreto
Programação envolve a comunidade escolar em atividades culturais
O Viva Escola Viva aconteceu no Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, no Parque Aeroporto, nesta quarta-feira (18). A programação começou às 8h30, com alunos, professores, funcionários e a comunidade do entorno envolvidos em atividades culturais que contribuem para o melhor desempenho do ensino-aprendizagem. A programação contou, ainda, com a Oficina Cultural: aulão de hip hop.
O Viva Escola Viva começou no ano passado visitando três Cieps municipalizados – o Oscar Cordeiro é o quarto e último a receber o projeto nesta temporada. Em seguida, o projeto será levado às escolas do primeiro ao quinto ano da rede municipal. O cronograma está sendo finalizado. O objetivo é mostrar a cultura de forma lúdica aos alunos do Ensino Fundamental e, por onde passa, tem descoberto talentos e proporcionado a integração e a socialização dos estudantes na escola e na família, por meio das atividades pedagógico-culturais.

- É muito importante este projeto porque ajuda a aproximar a escola dos alunos e da comunidade. O principal é que descobrimos talentos a partir das atividades apresentadas e aqueles que querem desenvolver esse dom passam a ter oportunidade com o Viva Escola - destacou o diretor do Ciep, Mário Sérgio Duarte.

Jaiza Rangel e Lara Silva, ambas de 17 anos, empolgaram o público na apresentação do hip hop da Escola Zelita Rocha de Azevedo.

- Amo fazer parte deste projeto. A gente se apresenta em várias escolas e viaja muito, conhecendo novos lugares e culturas diferentes - disse Lara.

João Vítor Souza, 14 anos, disse que gostou tanto do evento que já sonha em fazer parte da banda musical. Marta Skonthy, 52 anos, contou que é vizinha do colégio, moradora no bairro há mais de 20 anos, e resolveu entrar porque se animou com a banda.

- Esta é a primeira vez que entro no Ciep e estou amando o espaço e a animação. Os jovens precisam muito de projetos como este - enfatizou.

A quadra do Oscar Cordeiro ficou lotada de alunos do Ciep, de outras escolas e a vizinhança.

- Esta é uma unidade escolar que promove muitas atividades extras para os alunos, desenvolve diversos projetos que vêm ao encontro da proposta do Viva Escola Viva. Queremos fortalecer e destacar habilidades e talentos nas escolas da rede que possam contribuir para o processo de ensino dos alunos - destacou a superintendente de Educação Integrada, a professora Andréa Martins.

Ela lembrou que 15 alunos do Oscar Cordeiro foram aprovados, no último ano, nos processos seletivos para o Ensino Médio no Instituto Federal Fluminense (IFF) e no Colégio de Aplicação (CAp). “Este resultado comprova que os estudantes são protagonistas das suas vidas através das oportunidades que a escola dá. É isso que queremos, nossos alunos protagonistas da sua própria historia", concluiu Andréa.

O evento foi aberto com a banda Corporação Musical Jamil Andrade Dias, do Colégio Generino Teotônio de Luna, seguida da Banda MPB Groove, do Colégio Municipal Zelita Rocha de Azevedo. Depois, o público teve o momento de voz e violão, com Anderson Fourny Azevedo e Isabelly, do Colégio Municipal Professora Maria Izabel Damasceno Simão, e as danças.

Hip Hop ZH2, do Zelita; Dança do Passinho, do Colégio Municipal Professor Samuel Brust; e Cia de Dança AGP, do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel aqueceram o público para o aulão de hip hop com o professor Michel Cordeiro, do Zelita.

O projeto

A programação do Viva Escola Viva é toda feita com talentos das próprias escolas da rede, como bandas, danças, músicas, contação de histórias em que os autores são alunos ou funcionários. É toda voltada para possibilitar à comunidade escolar o desenvolvimento do sentimento de pertencimento, visando contribuir com a dinâmica de integração das escolas em redes de conhecimento.

O Viva Escola Viva é um projeto criado e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Cultura da Superintendência de Educação Integrada, que entende a fase do ensino fundamental como muito importante na vida dos alunos por ser a base do que aprende para a vida toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário