segunda-feira, 21 de maio de 2018

Robótica de Macaé ganha destaque nacional na TV

2018-05-21 15:30:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto de menino usando notebook com professora ao lado
Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom
Série do Canal Futura mostra atuação dos estudantes no desenvolvimento de projetos
A robótica de Macaé é destaque no Canal Futura. O trabalho que está sendo exibido no 13º episódio do programa Turma da Robótica destaca o funcionamento do laboratório público de robótica que funciona na Cidade Universitária. O local recebe 1.500 estudantes do 4º ano ao Ensino Médio. Também é mostrada a atuação dos alunos com os robôs, a montagem de máquinas e como os conceitos teóricos das ciências exatas podem ser aplicados na prática e contribuir no dia a dia. A gravação pode ser encontrada online no endereço: http://www.futuraplay.org/serie/turma-da-robotica/.
Durante o programa é apresentada a atuação da equipe "Robóticos Daflon", que se revelou no ano letivo de 2017 no torneio First Lego League, com protótipos que atuam na prevenção da dengue e identificação dos possíveis focos do mosquito Aedes. Na gravação, os alunos do Colégio Municipal Professora Eda Moreira Daflon destacam o projeto que apresenta a prevenção de possíveis criadouros.

Conduzida pela professora Gilmara Santos e técnicos, a equipe envolve alunos na faixa de 11 a 14 anos. Orgulhosa, a diretora geral do Eda Daflon, Rozely Rodrigues Victor Dal-Bello, conta com entusiasmo que os 50 alunos participantes da robótica influenciam positivamente toda escola. "Acreditamos no potencial transformador da robótica que contribui no comportamento e rendimento dos alunos. Muitos deles eram tímidos e, com o envolvimento em torneios e olimpíadas, ficaram mais desinibidos e entrosados. Além disso, todos os nossos 534 alunos que fazem parte de projetos como estes devem apresentar disciplina e principalmente boas notas", pontuou.

Laboratório - A gravação pelo Canal Futura retrata ainda o trabalho desenvolvido no Lab Inovar que integra alunos, universitários e professores da rede municipal. Na ocasião é enfocado um projeto offshore que visa contribuir com o funcionamento da plataforma de petróleo.

Entusiasmada, a designer educacional e idealizadora do programa, Luemy Ávila, afirma que foi uma grata surpresa o trabalho do Inovareaprender ser escolhido pela equipe do canal Futura. "A missão do programa é formar autores de novas tecnologias, através do desenvolvimento do pensamento computacional, uso da tecnologia com responsabilidade e autoria coletiva de soluções para um mundo melhor. Através de uma demanda apresentada estamos conseguindo soluções agregadoras", explica.

Para o monitor Rodrigo Caride, que também é entrevistado pela equipe, a robótica consegue desenvolver a tecnologia. "A robótica se tornou acessível e democrática. Os alunos são autores de suas competências e usam de criatividade. Diante da robótica o aluno sabe que pode desenvolver seu protagonismo", observa.

O programa Inovareaprender atua na gestão através da tecnologia e na formação dos estudantes. O Lab Inovar conta com desenvolvimento de jogos, preparação de equipes, realização de torneios, prototipagem, movimento maker e incentivo à cultura de gambiarra. No laboratório são ministradas oficinas gratuitas.

Canal Futura - O Futura está no ar 24h, todos os dias, com uma cobertura tecnológica que atinge 46 milhões de brasileiros (sendo 2 milhões de educadores) através de diferentes ambientes de distribuição: TV por assinatura, antenas parabólicas digitais e TV aberta (pela rede de TVs universitárias).

O programa Turma da Robótica é exibido às quintas, às 20h30, com reapresentações às sextas 00h30, sábado 9h30 e segunda às 7h30. A exibição também acontece às segundas, terças, quartas, quintas e sextas, às 10h45 e 16h15. A série percorre cinco regiões do país e destaca a atuação de estudantes fascinados pelo estudo de programação e montagem de robôs

Nenhum comentário:

Postar um comentário